Notícias, opiniões e curiosidades
   
 



BRASIL, AMAPA, Homem, de 36 a 45 anos, French, Arte e cultura, Esportes
 

  Histórico

    Votação
     Dê uma nota para meu blog

    Outros sites
     UOL - O melhor conteúdo
     BOL - E-mail grátis
     Novo da Alcilene Cavalcante
     Novo da Alcinéa Cavalcante
     Blog do Castro
     Giovana Manzoli
     Blog do Osvaldo Simões
     Fernando Canto
     Deputado Dalto Martins - novo




     

     
     

    O que é o marabaixo

    Os aspectos semióticos da cultura se desenvolvem segundo leis que recordam as leis da memória, segundo as quais o que passou não é aniquilado nem passa a inexistência, mas que, sofrendo uma seleção e uma complexa codificação, passa a ser conservado, para, em determinadas condições, de novo manifestar-se (LOTMAN, 1998, p. 153 

    O marabaixo é uma expressão cultural popular tradicional manifestada na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, e em várias outras localidades do estado. “Marabaixo é a maior e mais autêntica manifestação cultural do estado do Amapá. É uma dança de origens africana trazida pelos negros quando vieram servir de escravos e também vieram para a construção da Fortaleza de São José de Macapá” (Danniela Ramos). O marabaixo é uma cultura mestiça, que envolve religiosidade, contudo abarrotada de características indígenas, politeístas, que admite natureza e cultura, mas não em oposição. É neste processo de tradução, de movimentação, de símbolos culturais, oriundos de outros sistemas, que identificamos características no marabaixo que o fazem um sistema semiótico carregado de interferências culturais e midiáticas.        

    O marabaixo é uma dança/ritual aglutinando vários estágios sagrados e profanos que tem na sua manifestação: o ladrão, caixas, saia rodada, murta, ladainhas, festeiro, gengibirra, onde já existiram a “mucura”, a “carioca”.

    Os negros transplantados lhes emprestaram a eloqüência dos seus instrumentos, o ardor do seu sangue, a exuberância da sua alegria, a resistência dos seus músculos, a expressão mais pura da sua arte e da sua religião. E foram atores, músicos, poetas, bailarinos e ginastas nos atos religiosos e profanos conduzidos pelo Missionário (PEREIRA, 1951, p. 12).

    No marabaixo há as pessoas tradicionais que participam dos movimentos da manifestação, quase sempre são descendentes dos pioneiros do marabaixo. Considerando herança cultural dos seus parentes fazem questão de transmitir a todos os seus familiares.

     O marabaixo é verdadeira fonte de inspiração para as manifestações artísticas e sociais, como a música local, pintura artística, artesanato, livros, teatro, literatura etc. O termo “marabaixo” tem muitos significados.



    Escrito por Rostan às 09:02:52
    [] [envie esta mensagem
    ] []


     

     
    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]